Lutas.doc – Fábrica de verdades

Terceiro episódio da série Lutas.doc

O programa vai aborda a importância da mídia e da teledramaturgia para a sociedade brasileira. O papel da televisão está entre os temas da discussão feita com pensadores, políticos e representantes de movimentos sociais.”Se você imagina que são as novelas que fazem a educação do brasileiro… É uma inversão de princípio e de realidade. Impressionante”, diz a professora de filosofia, Olgária Matos.

Com a mesma preocupação, a filósofa Marcia Tiburi ressalta que o telespectador tem de ser ajudado. “É uma função pedagógica que deveria estar embutida nos meios de comunicação”, afirma. “Isso é uma coisa tão assustadora. Quem não aprende a ler, não aprende a pensar discursivamente. E quem não aprende a pensar discursivamente, não aprende nem a ouvir nem a falar. Como nós poderíamos constituir uma democracia sem o aprendizado da conversação?”, indaga a filósofa.

“Estamos em um país em que as pessoas não são alfabetizadas”, diz o escritor Ferrez. Da mesma opinião, o jornalista Gilberto Dimenstein constata: ” Em São Paulo, se você pega as pessoas formadas no ensino médio, 5% apenas têm conhecimento adequado para ler e escrever. Lamento, eu não consigo ver violência maior do que uma pessoa chegar ao final da sua adolescência e não saber ler nem escrever. Não consigo ver quantas violências são maiores do que essa. Mas ninguém liga. E não causa comoção, não causa nenhum escândalo, não causa uma indignação nacional”.

Além de depoimentos de pensadores brasileiros e imagens de animação, Fábrica de Verdades apresenta cenas dos filmes Cidade dos Homens, de Paulo Morelli, e Quase Dois Irmãos, de Lucia Murat.

Participam deste episódio a filósofa Marcia Tiburi; a professora de filosofia Olgária Matos; a professora de comunicação Esther Hamburger; o jornalista Gilberto Dimenstein; o pensador José Júnior, do AffroReggae; os historiadores Pedro Puntoni e Leandro Karnal; a sub-prefeita da Lapa em São Paulo, Soninha Francine; o escritor Ferrez; o líder do MST, João Pedro Stédile; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; e Lisa Gunn, do Instituto de Defesa do Consumidor.

Lutas.Doc é uma parceria da TV Brasil com a Gullane e Buriti Filmes.

Roteiro e Direção Daniel Augusto e Luiz Bolognesi

Produção Caio Gullane, Fabiano Gullane, Laís Bodansky e Renata Galvão.

Mais em: http://tvbrasil.org.br/lutasdoc/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: