Letra e corpo

Juliana Schneider Guterres

“Um boneco!” – grita ele enquanto eu, pacientemente, escolhia uma cor de folha para desenhar também. Olho para ele, ele me olha sorrindo, mostrando-me com os olhos o desenho que acabara de fazer. Sim, um boneco – que sorri simpático e solitário no fundo verde do papel.

Desisto do meu desenho. Preciso de letra. Escrever diminui a angústia da não palavra. O não dito que se faz presença quase palpável.  Sorvo do verbo solto à procura de um sujeito.

Deixo passar. Passo a deixar. Me deixo. Passada. Passagem.

Faço-me letra enquanto ele está puro corpo.

*Escrito minutos atrás durante um atendimento. Parceria terapeuta-paciente. Angústia-passagem.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Andersen Garcia Giovanni
    ago 30, 2011 @ 15:50:01

    “bunecando” vivemos o Vivo da vida… um traço e retraço constante ! angustia de quem esta sempre alem das próprias bordas : )

    Responder

  2. Maria Xavier
    ago 30, 2011 @ 15:53:07

    “o psicanalista comporta-se de maneira adequada quando se entrega a sua própria atividade mental inconsciente, quando evita, tanto quanto possível, refletir e elaborar as expectativas consciente quando não pretende, daquilo que escuta, fixar nada em particular em sua memória e, dessa maneira, capta o inconsciente do paciente com seu próprio inconsciente” Freud citado por Nasio na pág 90 do livro Cinco Lições sobre a terapia de Jacques Lacan.

    Responder

  3. Bloco do eu me importo
    ago 30, 2011 @ 16:02:36

    Gio, sempre me tranquilizando com poucas e precisas palavras.

    Maria, tá ligeira na teoria! Mal postei alguma coisa e tu já me sai de pai da psicanálise! Mazá! kkkk.

    Agradeço por me darem pernas quando eu já ia capenga. É bom, mas dói. Dividir deixa tudo mais fácil. 😉

    Beijo, Ju

    Responder

Deixe um comentário

