Gaga

 

Texto de Jonas Lewis. Para Jader Girotto

Sempre achei que tive coragem. Fugir cedo do colo de mamãe, desbravar a cidade, que parecia minha, conhecer as outras, atrás de algum dinheiro, saltar até o centro populacional do país e perder-me frente ao caos urbano de idas e vindas alucinadas de terminais e aglomerações. Fazer o que quisesse, mesmo conhecendo o clichê ancião de que o caminho seria de pedras.

 Sempre achei que tive fibra. Pais divorciados num circo armado pela disputa de caráter frente à minha ingênua folha em branco. Permaneci ileso, ou quase assim. Um cara de opinião, que não tinha medo de expor suas idéias, mesmo que elas perturbassem a paz do ambiente, mesmo que elas pudessem derrubar as paredes do quarto onde eu adormecia por todas as noites.

 Tudo pequeno perto do mundo! Tudo mesquinharia! Minha coragem e minha fibra são meros coadjuvantes na grande ópera infinita do mundo. E o mundo, por vezes, pode não andar tão longe. O mundo não é lá na Polônia, ou na China, nem nos gélidos Pólos. Não pede avião, ou navio, não nos exige grandes deslocamentos ou idiomas enrolados e complexos. O mundo talvez, sim, nos exija sabedoria. O mundo exige paciência, tolerância, inteligência, e acima de tudo caráter. A cultura, a intelectualidade, o poderio acadêmico e a riqueza são a lama dos porcos! O mundo nos quer abertos, e desimpedidos. O mundo nos quer como ele.

 O encontro e a amizade são possibilidades de novos mundos. Conhecer mundos alheios é conhecer o mundo. Viajar por ele. Pontos turísticos não são nada além de pontos turísticos. Guias são guias e museus são prédios ou casas onde se mostram coisas velhas. Viajar, para mim, é conhecer alguém. Gostar de alguém. E eu aprendi algo novo. Busquei nessa viagem, que pude fazer ao conhecer-te, algo de que andava precisando: coragens são variáveis e fibras são relativas.

 Tua coragem e tua fibra surpreendem minha falaciosa idéia do que eu era, do que tinha, do que fazia. Enfrentas o cenário com alma de protagonista! És forte sem força bruta, e atinges a sensibilidade que carregas com perfeição. A feminilidade é linda, e por que não tê-la? Por que não vivê-la quando se deseja? Admiro tua imensa coragem. Coragem que talvez nunca chegue a mim! Torço pra que tua fibra nunca se esgote, e vibro por ter conhecido teu mundo.

Ser teu amigo é legal pra caralho! Me faz melhor. Me faz mais homem, mais sábio e mais interessante.

 GAGA É DIVA!

 

 

 

“Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria.

Que o mundo masculino tudo me daria,

Do que eu quisesse ter.

 Que nada! Minha porção mulher que até então se resguardara,

É a porção melhor que trago em mim agora

É o que me faz viver.

 Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera.

Ser o verão no apogeu da primavera

E só por ela ser.

 Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória

Mudando como um Deus o curso da história

Por causa da mulher”

 (Gilberto Gil)

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Maria da Graça
    out 27, 2012 @ 09:05:46

    Ao meu afilhado Jader, todo o meu carinho e admiração pela coragem, que sejas muito feliz, beijos da dinda Graça, que Deus te abençoe sempre

    Resposta

Deixe um comentário

