Conheci um homem

Texto de Giovanni Andersen. Para Jader Girotto.

Eu conheci um homem e me perguntei: o que lhe faz ser o que é?  Coragem ou fibra moral? Caráter? Às vezes tenho muito medo das pessoas, deixo-me fluir pensando.. do que elas são feitas e o que as tornam fracas? Feitas de covardia, fracas de coragem? Feitas de corruptudes, fracas de fibra moral? Feitas de escambos, fracas de caráter? O que nos faz ser machos, homens? O inconsciente, crente de que as coisas são do jeito que são por que é assim que tem que ser ou consciente, devoto de que a vida é processo que se constrói diariamente articulando-se com os interesses de quem detém o poder sob os viventes?

O que me faz ser quem eu sou?  Às vezes tenho muito medo de descobrir que não sou quem penso ser. Examino-me mentalmente na busca de responder: sou fraco de covardia? Sou  fraco de corruptude? Sou fraco de escambo?

Acredito-me um bom homem consciente. Será que sou mesmo? Sou um bom homem? Tenho mesmo uma natureza corajosa? Possuo caráter e fibra moral em minha personalidade? Posso eu responder esses questionamentos sem temer a resposta e sem iludir-me?

Eu conheci um homem, na verdade um garoto, que redefiniu pra mim o conceito de hombridade. Porque coragem é olhar-se e dizer sim para o que vê. Fibra moral é assumir-se sem reservas e dogmas. Caráter é colocar-se dignamente em tudo que faz.

Esse homem-rapaz de alma feminina é capaz de doar-se, entregar-se. Devota amor, carinho e zelo, candura e charme de fêmea em um corpo de homem.

Eu conheci um garoto que atende pelo nome de coragem, um menino que brinca com sua imagem por que sabe o que é, um rapaz que legitima-se por que é a própria dignidade.

Eu conheci um homem chamado Jader.

Deixe um comentário

